As construções sustentáveis vieram para ficar! Como uma maneira inovadora de misturar design de qualidade com materiais ecológicos, alguns estúdios já vêm entendendo essa tendência e aplicando-a de maneira estratégica em seus projetos.
Quando falamos em construções sustentáveis, é fundamental ter em mente que podem ser empreendimentos que aplicam o conceito em pontos específicos ou mesmo utilizam para toda a parte de infraestrutura .
Isso conversa bastante com o conceito de arquitetura sustentável (ou bioclimática). Antigamente, os povos se preocupavam com as questões relacionadas a natureza, ao meio ambiente e ao clima.
O Brasil ocupa a 4ª posição como país que mais investe em prédios verdes no mundo todo. Esse índice é bastante positivo e demonstra que já existe uma preocupação dos profissionais brasileiros da arquitetura e da construção civil em fazer uso de materiais mais sustentáveis.
As construções verdes estão deixando de ser apenas uma tendência e se tornando prioridade nos novos projetos arquitetônicos. O compromisso para a redução de impactos ambientais, aliado ao aumento da qualidade dos materiais e redução de custos, traz benefícios para todos os envolvidos no processo.