A Fazenda Ecoaraguaia faz parte de um modelo de bioagronegócito de gestão e desenvolvimento de fazendas chamado Fazenda do Futuro.

A Fazenda do Futuro tem como missão desenvolver-se respeitando dois princípios fundamentais: manter a floresta em pé e trabalhar em comunidade. Os seus vetores principais de atividades incluem o Ecoturismo, Agricultura e Pecuária Regenerativa, Empreendedorismo em Rede, Escola Floresta, Espiritualidade, Energia Renovável e Reflorestamento.

O EcoAraguaia Jungle Lodge é a concretização do vetor de Ecoturimo da Fazenda do Futuro e mergulhar nos outros vetores faz parte do convite para quem vem para cá.

A Fazenda faz parte de um modelo de bioagronegócio de gestão e desenvolvimento
de fazendas, chamado Fazenda do Futuro, que inclui 7 dimensões:

  • Ecoturismo;
  • Agricultura e pecuária regenerativa;
  • Empreendedorismo em rede;
  • Escola floresta;
  • Espiritualidade;
  • Energia renovável;
  • Reflorestamento e corredores ecológicos.

Guilherme Tiezzi

2016 impulsiona o projeto da EcoAraguaia Fazenda do Futuro implementando um modelo de vida e trabalho de base comunitária, biorregional, em hamonia e fluxo com a natureza.

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de redes colaborativas no mundo corporativo, foca agora na implentação das 25 ilhas Agroflorestais na fazenda onde vive, como espaços futuros de moradia familiar e núcleos produtivos de uma agropecuária regenerativa.

Parcerias

BLACK JAGUAR FOUNDATION

Desde 2016, em parceria com a Black Jaguar Foundation, temos um viveiro de árvores nativas destinadas a projetos de reflorestamento locais.

RPPN Guaíra

Em 2021 foi oficializado o registro da RPPN (Reserva Particular do Património Natural) Guaíra dentro da fazenda. A RPPN conjuntamente com as áreas de reserva legal corresponde a quase 50% área da Fazenda do Futuro.

ECOSYSTEM RESTORATION CAMPS

A Fazenda do Futuro faz parte de uma rede internacional de propriedades que trocam melhores práticas na condução de práticas regenerativas do meio ambiente.

PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIE EM EXTINÇÃO

O pica-pau-da-taboca, também conhecido como pica-pau-do-Parnaíba (Celeus Obrieni), é uma espécie de pica-pau pertencente ao gênero Celeus e está em extinção. Após sua descoberta na Fazenda, três instituições mantém projetos direcionados para a sua preservação.