Você já teve aquela sensação de paz, de se sentir em casa ao andar e contemplar a natureza? Já se percebeu conectado a sua essência ao estar entre as árvores?

Sabia que estar no meio da mata e respirar o ar puro da floresta é comprovadamente uma forma de relaxar, melhorar a saúde do corpo e uma baita terapia?

As águas nos lavam e purificam de forma visualmente clara. Mas sabia que é possível tomar um belo banho de saúde e renovação na imersão no meio do mato?

Essa prática que era tão comum ao ser humano, ficou cada vez mais distante para a sociedade urbanizada. A cultura japonesa resgatou esse hábito, chamado Shinrin-Yoku.

Então o que é o tal Banho de Floresta?
Desenvolvido no Japão, em 1982, a técnica terapêutica consiste basicamente em adentrar uma área de floresta, ou parque, por pelo menos meia hora.

O Banho de Floresta por lá é chamado de Shinrin-Yoku e foi uma iniciativa da Agência Florestal do governo japonês para promover a saúde pública e encorajar as pessoas a fazerem imersões na natureza
A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus 5 sentidos. E resgatar o que há de mais profundo em nossa natureza.

Há inúmeros estudos feitos por universidades japonesas sobre os benefícios do banho de floresta.
A exposição aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora consideravelmente o desempenho do sistema imunológico.

Sabe-se que o Banho de Floresta aumenta a produção de linfócitos NK, as chamadas células killer, responsáveis por combater microorganismos invasores.

Além de aumentar as células brancas de defesa, a imersão na floresta reduziu a concentração de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

Perceba que os benefícios do Banho de Floresta atingem diretamente nosso corpo e mente. Fortalece a saúde, relaxa profundamente e gera muito bem-estar.