Cercado pela natureza por todos os lados, o Brasil é um destino bastante procurado quando o assunto é turismo ecológico — florestas, montanhas, praias, cachoeiras, rios e lagoas. O que não faltam são opções incríveis para ficar em contato direto com o meio ambiente e vivenciar novas experiências.

Confira as dicas na hora de fazer turismo de natureza:

1. Utilize equipamentos de segurança
Um dos itens essenciais que precisam constar no seu checklist de viagem são os equipamentos utilizados na prática das atividades. Afinal, o ecoturismo requer esforço e pode incluir esportes radicais.

Estamos nos referindo a atividades do tipo arvorismo, parapente, trilhas, ciclismo, escaladas, mergulho, trekking etc. Esse tipo de exercício costuma exigir itens de proteção como capacetes, cordas, tornozeleira, joelheira e vários outros.

Além disso, procure sempre se informar sobre os instrutores. Verifique se eles são profissionais credenciados e se realmente têm a habilidade necessária para acompanhar e preparar os aventureiros, além de conhecer os princípios básicos de primeiros socorros. Portanto, não arrisque sua vida e preze sempre pela sua segurança e bem-estar.

2. Respeite a cultura local
Se você quiser tirar fotos de moradores locais, lembre-se de sempre pedir o seu consentimento antes do clique, especialmente se a foto incluir crianças. Também é importante se vestir de acordo com os costumes locais, especialmente em locais sagrados como templos, mesquitas e igrejas. Tome cuidado para não entrar em locais privados sem permissão. Também vale tentar respeitar os preços estabelecidos por locais para produtos e serviços.

3. Explore os locais com consciência ambiental
O propósito do ecoturismo consiste na prática do turismo aliado ao respeito, preservação e equilíbrio do meio ambiente, visando à educação ambiental. Assim, o viajante que se propõe a esse tipo de atividade deve ter consciência do seu papel e se sintonizar diretamente com a natureza, respeitando a flora e a fauna ao seu redor.
Assim, o lema do turismo ecológico é simplicidade. Por isso, não remova nada que esteja na natureza e recolha todo o seu lixo. A ideia é conhecer o local sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

4. Opte pelo mínimo de bagagem
A dica é levar apenas o necessário. Escolha mochilas ergonômicas e confortáveis que comportem itens básicos como lanterna, mantimentos, protetor solar, kit de primeiros socorros, agasalho etc.

As roupas devem ser leves — tops, calças leggings, óculos de sol, boné, luvas, tênis ou botas especialmente para esportes, casaco corta-vento etc. Lembre-se que tudo vai depender das condições climáticas do local.

O turismo ecológico vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Trata-se de uma maneira de se conectar com a natureza e experimentar a sensação de paz interior e relaxamento. Sua viagem será muito mais interessante e intensa depois dessa experiência.